Desconfiança natural (e má vontade)

Duvida

Antes de comprar o i3, certifiquei-me de que conseguiria carregá-lo em algum lugar prático: seja onde resido ou no local em que trabalho.

Na verdade, a idéia inicial era instalar o carregador de parede da BMW, Wallbox, em algum dos locais. E descobri que há alternativas semelhantes e consideravelmente mais baratas de carregadores Level 2, como são chamados o Wallbox e similares. Mas isso é tema para outro post.

O fato é que entrei em contato com o síndico do condomínio onde moro e com os administradores dos prédios em que eu e minha esposa trabalhamos. O prédio em que minha esposa trabalha tem, inclusive, uma certificação de edifício sustentável.

Após cerca de 3 semanas, duas boas notícias, embora parciais. E uma notícia ruim: 1) o prédio em que eu trabalho permitiu, desde o primeiro contato, que eu carregasse o veículo nas tomadas da garagem. Inclusive, prontamente substituíram uma tomada de 10A pela tomada de 20A que eu lhes forneci. Essa tomada é a mesma de três pinos, porém, com diâmetro um pouco maior (4,8MM ao invés de 4MM). Aquela mesma tomada desgraçada que seu novo microondas possui e que todo mundo usa com um benjamim ou outro adaptador de tomada, encaixado na marra,  numa tomada comum de 10A.  🙂  Aliás, agradeço ao Rafael, gerente do prédio, que foi sempre solícito. E eu sei que sou insistente, pra não dizer chato, quando quero alguma coisa.

2) Ontem, também recebi um retorno do Otávio, gerente do prédio em que minha mulher trabalha. Esse é outro indivíduo a quem agradeço bastante a colaboração e paciência comigo. E ele me deu uma boa notícia: irão instalar uma tomada de 20A em uma vaga que será destinada ao carregamento de carros elétricos.

A parte da desconfiança, título do post, é que ambos os prédios não autorizaram a instalação do carregador de parede. Mesmo com tudo feito às minhas custas e liberando para uso de outros usuários de veículos elétricos, ambos administradores me disseram que a determinação é acompanhar o quanto, de fato, o consumo do i3 representará na conta de luz do condomínio. Num primeiro momento, eventuais recargas não serão cobradas em nenhum dos locais. Mas, se o consumo for elevado, poderão vir a cobrar. Assim, se tudo der certo, quem sabe posso ter a autorização para instalar o carregador de parede no futuro. Como trabalho muito próximo à estação de recarga do shopping Vila Olímpia, ter ou não um carregador Level 2 onde trabalho deixou de ser tão importante.

3) Apesar de morar num condomínio com 11 torres e cujo terreno possui 100 mil metros quadrados, as garagens não possuem paredes. São apenas cobertas com telhas de policarbonato. Passei todas as informações sobre dimensão e consumo do Wallbox e outros carregadores Level 2 ao síndico do condomínio. Ele encaminhou o assunto à subsíndica da minha torre, após uma consulta a sua assessoria jurídica, e lá fui eu pedir permissão para instalar o carregador a partir do meu quadro de luz. A idéia era usar uma das vagas de carga e descarga, que ficam ao lado de paredes, e em horários pré-determinados. Mas, como as vagas têm tolerância de apenas 15 minutos de permanência, a subsíndica descartou a hipótese, já antecipando que isso quebraria uma regra do regimento interno e que os demais condôminos não aprovariam. Essa é a parte da má vontade a que me refiro no título do post, em minha opinião. Ainda devo voltar a insistir no tema com o síndico para tentar a permissão de usar um local da área geral e comum. O ritmo de adoção de veículos elétricos tem crescido nos EUA e Europa. E isso vai acontecer no Brasil. É uma pena que ainda não tenhamos gestores e administradores de condomínio que tenham um mínimo de visão sobre o assunto. No meu caso, não poder carregar meu veículo onde moro poderia ter me feito desistir da compra.

 

 

 

Um comentário sobre “Desconfiança natural (e má vontade)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s