Eletrizando a pauta do Auto Esporte

img_5075
Luz, câmera, ação: o “papagaio de pirata”, i3, apareceu na matéria. E com destaque.

Por ser um proprietário de veículo BMW que gosta de tecnologia, fui indicado pela montadora para participar de uma matéria do programa Auto Esporte, da rede Globo. Na verdade, foi a concessionária Autostar que me indicou para a BMW. Valeu, Flavio.

Voltando à matéria, a pauta era o CBS – Condition Based Service. E que raios é isso? É o sistema da BMW que monitora o uso do carro e alerta o usuário sobre as manutenções. Ele leva em consideração o estilo de condução e, por isso, veículos iguais, e com os mesmos tempo de uso e quilometragem, podem ter revisões feitas em prazos diferentes conforme a tocada de cada motorista. O legal é que você não precisa se preocupar quando tem que trocar o óleo, filtro e demais fluídos. O carro gerencia isso automaticamente, com direito a avisar a concessionária para ligar para você e agendar a revisão.

Meu convite para a matéria veio por meio de três ligações: da BMW, da concessionária e da assessoria de imprensa da montadora. Creio que o objetivo, além de confirmar minha participação, era garantir que eu não falaria nenhuma besteira. Como o foco da pauta não era carro elétrico/híbrido, e como o CBS do i3 é diferente dos demais veículos da marca que são movidos a combustível, a BMW iria me emprestar uma X1, pois já tive uma, para a gravação da matéria. Mas, sou engajado com a causa da mobilidade elétrica. E fiquei pensando em como “encaixar” o i3 na matéria, ciente de que a produção do programa poderia fazer  o que quiser na edição do conteúdo e que, se eu forçasse demais a barra para usarmos o i3, poderia ser “desconvidado” a participar.

Assim, resolvi levar um i3 de controle remoto que eu possuo pois, de alguma maneira, achei que ele poderia ser um atrativo a mais para a matéria. E foi (será). Não vou estragar a surpresa, mas, se a edição sair como a produtora e a pauteira do programa falaram, o brinquedinho terá uma bela razão de aparecer na matéria.

No final das contas, meu instinto publicitário estava correto. O brinquedinho de controle remoto acabou trazendo o foco para o brinquedão. E o carro usado para ilustrar a entrevista que fizeram comigo foi meu i3. Teve direito à cena dele sendo carregado, dele no trânsito, entre outras situações. Ao aparecer numa emissora com a audiência e alcance da Globo, isso ajuda a desmistificar um pouco o carro elétrico e, se causar alguma influência na audiência, será positiva para a mobilidade elétrica. Quem sabe, até, o Auto Esporte se anima a fazer uma matéria sobre os usuários de carro elétrico? Fiz minha parte e tentei sensibilizar a produção do programa.

Ainda não se sabe se a matéria irá ao ar no programa do dia 4 ou do dia 12 de dezembro. Mas será numa dessas datas. E, como se isso já não fosse sensacional, tive a oportunidade de conhecer o responsável pela manutenção da linha i para a BMW da América Latina. Abri um canal de comunicação importantíssimo para nós, proprietários, no caso de alguma eventual dificuldade na manutenção das nossas viaturas. Também tive a oportunidade de conhecer uma moça do marketing (de produtos) da montadora e o gerente da assessoria de imprensa da BMW. A ambos sugeri que a BMW realizasse um passeio para os proprietários da linha i (i3 e i8). Como os estados de SP e Rio concentram um grande número de proprietários, sugeri a região de Penedo / Itatiaia, pois é o meio do caminho para cariocas e paulistas. Torço para que essa idéia seja levada adiante, mesmo que o evento acabe sendo diferente do que sugeri. Mas espero que, de fato, a BMW faça algo para agregar os proprietários e chamar a atenção para sua linha i. Com certeza, uma viagem de centenas de quilômetros seria um fato relevante, que poderia ser aproveitado para reportagens inclusive, já que a autonomia continua sendo um dos pontos sensíveis de veículos elétricos no Brasil e no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s