Viagens longas com o i3. Sim, é possível (e mais fácil do que imaginava)

Esta semana está sendo muito interessante para quem tem ou gosta de carro elétrico. Começamos com um colega do nosso grupo de whatsAPP de usuários, proprietários e entusiastas do BMW i3, Roberto, que veio do Rio à São Paulo com seu i3. E já fez isso outras vezes. Fez três paradas para abastecer o tanquinho de 9 litros do REx (extensor de autonomia) e ainda chegou com bateria de sobra.

A dica quentíssima do Roberto é partir com a bateria totalmente carregada e, quando ela atingir 75% (carga máxima em que é possível ligar o REx) acionar o extensor de autonomia. Geralmente, a bateria acaba perdendo um pouco de carga mesmo com o REx ligado. Para recuperar a carga de 75%, quando a gasolina estiver acabando, siga o seguinte procedimento:

  1. Pare num posto de gasolina
  2. Não desligue o carro e não abra a porta do motorista
  3. Não coloque o câmbio em P (park)
  4. Abra a tampa do combustível por meio do botão que fica próximo à perna esquerda do motorista e mande o frentista completar

Com o carro ligado e rodando, o REx continuará acionado até carregar a bateria ao nível em que foi inicialmente acionado (75%, no caso).

Outro fato que merece destaque: neste final de semana acontecerá um encontro de alguns proprietários de i3 e outros veículos híbridos em Teresópolis. Promovido pelo Luiz, o encontro será num lugar paradisíaco na serra. E, se tudo der certo, desse encontro surgirá o embrião de uma associação ou cooperativa de compras. Ou algum outro tipo de organização que nos ajude a ter mais voz, poder de negociação e influência para pleitear incentivos junto ao governo. Um exemplo prático: o IPVA de carros híbridos e elétricos no estado do Rio é de 0,5%. Em São Paulo, é de 4% ou, se for emplacado na capital paulista, 3%. Isso representa alguns milhares de reais que se tornam mais um obstáculo à ampla adoção de veículos do gênero. Organizados, podemos tentar um diálogo com o governo paulista e pleitear a redução ou isenção do imposto.

Como o pessoal do Rio está muito atuante, outro membro carioca do grupo, o Cesar, também esteve em São Paulo. Mas não veio de i3. Tive o prazer de conhecê-lo e almoçamos juntos no shopping  Pátio Paulista. Aliás, esse shopping  tem duas vagas para recarga de veículos elétricos com um carregador com duas saídas. Porém, apenas uma delas está ativa.

Ah, sim: não são apenas os Cariocas que se aventuram em viagens longas. Nosso colega Leonardo está viajando de São Paulo à Teresópolis com seu i3. Enquanto escrevo estas linhas, ele já deve ter plugado seu carro numa tomada no hotel em que ficará hospedado em Penedo para, amanhã, seguir viagem ao destino final. Confesso que estou super empolgado para encarar uma viagem grande com o carrinho também, já que tivemos esses cobai…quero dizer, desbravadores mostrando que é possível.

img_50791
Após 349 quilômetros rodados, com apenas uma parada para abastecer, o i3 do Leonardo chegou a Penedo com uma autonomia restante de 91 km.

Fechando a semana, fui convidado para ser personagem numa matéria do programa Auto Esporte, da TV Globo. Mas isso é assunto para o próximo post. Falei que a semana foi interessante, não é mesmo?

3 comentários sobre “Viagens longas com o i3. Sim, é possível (e mais fácil do que imaginava)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s