E nasceu a ABVEi!

ABVEI-5257
Grupo reunido no eletroposto Graal: além de associados e simpatizantes, contamos com o apoio e presença da BYD, Carbon Zero, Cooltra, CPFL, Graal, Neo Solar, Porto Seguro e Volvo.

No último final de semana, nasceu a ABVEi – Associação Brasileira de Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores.

(NOTA: mudamos a sigla para ABRAVEi, bem como o domínio para http://www.abravei.org. Isso aconteceu ainda no mês de maio a pedido da ABVE)

A palavra “proprietários” faz toda a diferença aqui. Trata-se da primeira associação com esta característica. E aceita entre seus membros tanto pessoas físicas, como jurídicas. Porém, os veículos precisam ser elétricos e/ou híbridos do tipo plug ig. Esses últimos, além de terem capacidade para rodar em modo exclusivamente elétrico, também podem ser recarregados externamente, em tomadas ou eletropostos.

Assim, uma demanda crucial para quem possui esses veículos, que é o aumento de infraestrutura de pontos de recarga, é irrelevante para os proprietários de veículos híbridos convencionais.

A fundação da ABVEi teve dois momentos marcantes: o maior encontro de veículos elétricos da América Latina, no posto Graal do km 67 da Anhanguera, que conta com um eletroposto de recarga rápida mantido em parceria com o projeto Emotive, de mobilidade elétrica da CPFL; e um encontro e carreata em Teresópolis, sede de nossa associação. Nosso anfitrião em Teresópolis, Luiz Xavier, cedeu seu maravilho Golden Zone (espaço para terapias e tratamentos que visam saúde, sustentabilidade e longevidade) para ser nossa sede e nos recebeu com todo o carinho.

Em Teresópolis, além da confraternização do grupo, contamos com uma esclarecedora apresentação da Solar Energy, fornecedora de soluções para energia solar fotovoltáica, e uma super orquestrada apresentação da Minerva e-Racing, equipe da URFJ que compete na Fórmula SAE de veículos elétricos.

Tive a honra de ser eleito vice-presidente da entidade. E, não por acaso, a data oficial de sua fundação é 1º de maio: teremos muito, mas muito trabalho pela frente para ajudar a desenvolver a mobilidade sustentável, por meio de veículos elétricos, no Brasil. Nossa causa é nobre, e em sinergia com fontes de energias alternativas e sustentáveis. E isso nos move. A perspectiva de deixarmos um mundo melhor para nossos filhos e netos é nossa energia. E queremos popularizar os veículos elétricos. Não somos um bando de esnobes metidos a besta dando rolezinhos em seus carrinhos diferentes. Ouvi de outros colegas que se houvesse opção mais barata de veículos elétricos no país, como um Gol ou Uno (sem desmerecer esses carros), os teriam comprado. E eu penso o mesmo. Por ironia do destino, as marcas que resolveram se aventurar com elétricos ou híbridos plug-in no Brasil são, em sua maioria, premium. Mas isso vai mudar. E a mudança começou este mês.

As fotos abaixo são do Silvio Tanaka, associado ABVEi e um excelente fotógrafo. Retratam momentos do encontro no eletroposto Graal. Para ver melhor, basta clicar em qualquer uma delas:

Já as fotos abaixo são de autoria da Loma Medeiros e foram tiradas em Teresópolis:

4 comentários sobre “E nasceu a ABVEi!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s